DE TUDO UM POUCO
     MINHA OPINIÃO

sábado, 9 de fevereiro de 2013

É carnaval!

O carnaval já faz parte da cultura popular de nosso país há muitas décadas. Embora hoje seja visto por muitos como um grande evento comercial apenas e, até, estigmatizado pelos que o criticam, a sua contribuição cultural para o país fez dele um patrimônio nosso. Eu também tenho minhas críticas ao carnaval de hoje, e não são poucas. Porém, não posso em defesa delas, julgar e condenar uma das maiores manifestações culturais de nosso povo, se não a maior. Afinal, bem mais que qualquer crítica que possa ser feita em relação ao carnaval atual; está a sua história como um todo. A crítica que se faz a respeito do carnaval na atualidade é valida, necessária e justificada. Contudo, reconhecer a sua importância como cultura popular é respeitar a arte de quem pelo samba o fez surgir. Essa é a minha opinião.
Comentário(s)
10 Comentário(s)

10 comentários :

  1. Paulo,

    Tudo bem? Acho que é importante para a cultura do nosso povo, bem como para o lazer. Então, tenho críticas, mas acho é importante inclusive para aumento de renda no período.

    Bom feriado e beijos.

    ResponderExcluir
  2. Você analisou pelo lado bom, que é inquestionável. E o fez com sabedoria, pois reconhece o negativo. Não podemos ignorar que ele faz parte de nossa cultura. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida que o Carnaval é um grande cartão de visita do Brasil.
    Claro qm.ue acontecem coisas que seriam desnecessárias, mas há
    sempre exageros.
    Desejo que o amigo esteja bem.Beijinhos
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  4. É verdade, o carnaval faz parte da cultura brasileira...
    Lembro-me que no Halloween, muitos criticaram por ser uma festa estrangeira e que ninguém deveria comemorar o dia das bruxas, pois estaria desvalorizando a cultura brasileira, mas quando chega o carnaval, uma das maiores festas do Brasil, o povo critica sua cultura, não dá para entender o que eles querem. É claro que o ideal é apreciar com moderação. ;] abraços e feliz carnaval.

    ResponderExcluir
  5. Realmente é tradição - o Carnaval; apenas vejo que os excessos, as permissividades, e a falta de bom senso perverteram toda uma tradição.
    [ ] Célia.

    ResponderExcluir
  6. Esse ano vou me fantasiar de cobertor e cair na folia dos acadêmicos do sofá e no Clube social e recreativo unidos da minha cama!

    ResponderExcluir
  7. Paulo, querido amigo!
    Vim especialmente agradecer pelo comentário teu, que me serve como um incentivo grande.
    Muito obrigada e um excelente carnaval/descanso!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia de segunda feira, vim deixar
    um abraço desejar uma bela semana
    E que seu feriado seja cheio de alegrias
    Agradeço sempre sua amizade que adoro
    Bjusss com carinho, carnaval pra mim só pela TV, não curto não
    Rita!!!!º° ✿彡

    ResponderExcluir
  9. Olá, nobre amigo Paulo César!
    Realmente o nosso Carnaval é motivo de orgulho mundo afora pelo espetáculo que é, no entanto, muitos estrangeiros veem como propaganda de turismo sexual ao ver tantas mulheres maravilhosas seminuas ou até mesmo nua desfilando. Também, outra negativa é o grande investimento público destinado ao desfile, deixando muitos setores primordiais carentes, como saúde e segurança.
    Eu, particularmente, não sou ligado ao entrudo; para mim o que vale é o feriado.

    Abraços, ótimo feriado, obrigado pelo comentário inteligente e lúcido como sempre no meu link!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Pc, como vai? Disse tudo!!! Gostar ou não do Carnaval é uma opção pessoal, mas o respeito em relação à manifestação cultural precisa existir com certeza. Um abraço!

    ResponderExcluir

Gostou do blog? Volte sempre que desejar. Dúvidas, sugestões, críticas ou qualquer outro assunto, entre em contato: detudoumpoucominhaopinião@yahoo.com.br

Números telefônicos de utilidade pública no Brasil

  • Delegacias Regionais do Trabalho - 158
  • Informações sobre oferta de emprego (Sine) – 157
  • Serviço Municipal – 156
  • Serviço Estadual – 155
  • Detran – 154
  • Guarda Municipal – 153
  • Ibama – 152
  • Procon – 151
  • Vigilância Sanitária – 150
  • Justiça Eleitoral – 148
  • Governo Federal – 138
  • Transporte Público – 118
  • Energia Elétrica – 116
  • Água e Esgoto – 115
  • Serviços ofertados pelas prestadoras dos Serviços de Comunicação Eletrônica de Massa – 106
  • Serviços oferecidos por prestadoras de serviços móveis de interesse coletivo – 105
  • Serviços ofertados por prestadoras de serviço telefônico fixo – 103
  • Defesa Civil – 199
  • Polícia Rodoviária Estadual – 198
  • Polícia Civil – 197
  • Polícia Federal – 194
  • Corpo de Bombeiros – 193
  • Ambulância – 192
  • Polícia Rodoviária Federal – 191
  • Polícia Militar – 190
  • Disque- Denúncia – 181
  • Delegacias especializadas no atendimento à Mulher – 180
  • Serviços de Emergência no âmbito do Mercosul – 128
  • Secretaria dos Direitos Humanos - 100