DE TUDO UM POUCO
     MINHA OPINIÃO

sábado, 27 de agosto de 2011

Educação vai de mal a pior e os absurdos são reais

Acompanhando o noticiário, como de hábito, eis que tomo conhecimento de mais uma triste realidade no nosso país, e ela está na educação, o que não chega ser uma grande novidade, porém, são os absurdos o que mais me surpreende. Metade das crianças brasileiras que concluíram o 3.º ano (antiga 2.ª série) do ensino fundamental em escolas públicas e privadas não aprendeu os conteúdos esperados para esse nível de ensino.
Foto: EXAME.com
Cerca de 44% dos alunos não têm os conhecimentos necessários em leitura; 46,6%, em escrita; e 57%, em matemática. Se mesmo assim vocês acharem que não se trata de absurdos, então prestem atenção; isso significa que, com 8 anos de idade, essas crianças não entendem para que serve a pontuação em um texto e muito menos o que está sendo tratado nele. Pior ainda, não sabem ler horas e minutos em um relógio. Detalhe, não estou falando de relógio de ponteiro, estou falando de relógio digital. Esses alunos não sabem ler horas e minutos em um relógio digital, acreditem vocês. Alguns desses dados que aqui reproduzo, são resultantes da Prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização). A prova foi aplicada no começo deste ano para 6 mil alunos de 250 escolas, apenas das capitais. Os dados da Prova ABC mostram a distância entre o sistema público e o privado e, também, as diferenças bruscas existentes entre as regiões do País. Em algumas, menos de um terço dos estudantes aprendeu o mínimo. É, ou não é, uma grande tragédia? Amigos leitores e blogueiros, noticiar que a educação brasileira vai mal, realmente não é nenhuma novidade, mas constatar que os absurdos existem e que eles são reais, é desanimador e trágico ao mesmo tempo. Que futuro este país está construindo? Com a palavra, os nossos governantes.
Comentário(s)
8 Comentário(s)

8 comentários :

  1. E o pior absurdo de tudo isso é que são essas criança que vão governar o planeta mais tarde, o que será de nossa terrinha amada é de doer. abrs meu amigo PC e bom final de semana

    ResponderExcluir
  2. Paulo César, realmente a educação é mais uma instituição que só serve para justificar o orçamento para depois surrupiarem.
    As escolas não alimentam nem corpo tão pouco o intelecto de nossas crianças. São caras e de má qualidade. Para piorar a situação, os governantes não têm consciência disso, em seus discursos, dizem que nossa educação é referência mundial, mas não têm coragem de mandar seus filhos e netos para estudarem nas escolas públicas.

    Em meu cordel no País de faz-de-conta, há essa estrofe sobre nossa educação:

    ....................
    E nas competições de
    Âmbito internacional,
    Nosso aluno nos envergonha
    Com esse ensino imoral;
    Vê-se que está precisando
    É voltar para o MOBRAL.

    .......................


    Boa matéria, boa opinião, gostei muito!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. É amigo,a situação está mesmo crítica.Eu ministro aulas de biologia e química uma vez por semana em um pré vestibular para pessoas carentes,é impressionante a deficiência com que as pessoas chegam ao final do ciclo básico de ensino.Não sabem o que é uma célula,não reconhecem nenhum elemento químico de uma tabela periódica.Fora a redação e leitura totalmente comprometidas.E esse cenário tá geral,no ensino privado a situação também não está nada favorável.
    Há um grande índice de analfabetos funcionais que terminam o ensino médio,lamentável.
    O rumo da educação no Brasil está estagnadíssimo.Uma vergonha nacional!Cidadãos totalmente despreparados para a vida.E até na universidade,quando se pega uma prova para corrigir,é algo muito assustador.Aí que você vê o efeito cascata e acumulativo da falta de estrutura educacional do país.
    A educação precisa de uma reforma para ontem.Vamos conceder um mínimo de dignidade para os nossos cidadãos brasileiros.
    Beijão,PC!Um lindo sábado para ti.

    ResponderExcluir
  4. Paulo, não consigo entender como o Brasil que tem potencial, riquezes e dinheiro ainda não conseguiu elevar a nossa educação como uma das melhores do mundo, é muita canalhice dessa politicagem, pois acho que eles partem da premissa de que um povo educado vai à luta pelos seus direitos e aprendem a votar, talvez seja esse o receio deles. E é por isso que o país ainda amarga o posto de um dos piores do mundo nesse quesito.

    Abração pra ti.

    ResponderExcluir
  5. Quanto menos instruido mais fácil de dominar.

    ResponderExcluir
  6. Da base ao topo... parte da melhora nessa situação acontecerá quando houver maior participação das familias nas escolas, e mais transparencias..

    Bom fim de semana..bjos no coração e tudo de bom pra vc Paulo!!!

    ResponderExcluir
  7. Estou vivendo este drama,minha neta com 9 anos não esta alfabetizada.Ficou 2 anos em escola pública conceituada como modelo(padrão).Este ano foi para a particular e continua na mesma.Você não pode imaginar o que a diretora desta escola e professora alega.Como umaa criança que não sabe ler e escrever tira 10 em filosofia e inglês?.Hoje entrei em contato com uma professora para dar aula particular.Te digo em casa ela tem apoio,mas não estamos conseguindo,contratei a professora particular e vou tirar minha neta da escola Lápis Colorido,localizada em Guarulhos onde moro.Amigo PC,minha revolta é muito grande,na semana que vem irei na delegacoa de ensino,se vai resolver eu não sei.Mas pela minha neta eu vou até no inferno.
    Estava ausente da net,justamente porque estou correndo atrás de prejuizos.É isto meu grande amigo a nossa realidade é nua e crua.
    Tenha um lindo fim de semana com muita paz.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  8. Voltei para me desculpar dos erros em digitação,mas estou muito nervosa, para não dizer que estou com raiva e ódio.Pois os políticos falam para os jornalistas:crianças com dificuldades terão apoio em aulas de reforço.Nas quais são uma ME....escolas particulares ninguem se iluda pois tambem estão deixando muito a desejar.
    ISTO AQUI IOIO,É O NOSSO BRASIL.

    ResponderExcluir

Gostou do blog? Volte sempre que desejar. Dúvidas, sugestões, críticas ou qualquer outro assunto, entre em contato: detudoumpoucominhaopinião@yahoo.com.br

Números telefônicos de utilidade pública no Brasil

  • Delegacias Regionais do Trabalho - 158
  • Informações sobre oferta de emprego (Sine) – 157
  • Serviço Municipal – 156
  • Serviço Estadual – 155
  • Detran – 154
  • Guarda Municipal – 153
  • Ibama – 152
  • Procon – 151
  • Vigilância Sanitária – 150
  • Justiça Eleitoral – 148
  • Governo Federal – 138
  • Transporte Público – 118
  • Energia Elétrica – 116
  • Água e Esgoto – 115
  • Serviços ofertados pelas prestadoras dos Serviços de Comunicação Eletrônica de Massa – 106
  • Serviços oferecidos por prestadoras de serviços móveis de interesse coletivo – 105
  • Serviços ofertados por prestadoras de serviço telefônico fixo – 103
  • Defesa Civil – 199
  • Polícia Rodoviária Estadual – 198
  • Polícia Civil – 197
  • Polícia Federal – 194
  • Corpo de Bombeiros – 193
  • Ambulância – 192
  • Polícia Rodoviária Federal – 191
  • Polícia Militar – 190
  • Disque- Denúncia – 181
  • Delegacias especializadas no atendimento à Mulher – 180
  • Serviços de Emergência no âmbito do Mercosul – 128
  • Secretaria dos Direitos Humanos - 100