Problema de gestão nas obras da Transposição do Rio São Francisco leva o governo, a preparar um novo projeto de irrigação para o semiárido nordestino. Pelo menos foi o que ficou entendido nas palavras do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, ao falar na capital baiana, (Salvador), que a Pasta prepara um novo projeto nesse sentido. "Até o fim do mês, o programa deve estar pronto para ser anunciado", disse o ministro, que projetou o início do projeto para março. Todo custo está estimado em R$ 10 bilhões.
A solução para a seca no Nordeste é um assunto que não é de agora. Já que estou falando em seca, aqui fica um alerta: Estados Unidos e vários países de grande população enfrentarão uma ameaça crescente de grave e prolongada seca nas próximas décadas. O fenômeno criará um ambiente mais seco em todo o planeta nos próximos 30 anos. O resultado do aumento das temperaturas, combinado com a mudança climática, provavelmente será o motivo para tal mudança. Essa afirmativa é do cientista Aiguo Dai, coordenador do estudo e das projeções. De acordo com ele, existe a possibilidade que em certas regiões a seca alcance proporções incomuns e até mesmo nunca vistas na era moderna. O estudo tem como base 22 modelos climáticos virtuais, um amplo índice de medidas de condições da seca e uma análise de estudos já publicados. Eu pergunto aqui: alguém duvida desse estudo realizado pelo cientista aqui mencionado? Penso que não. E a razão para crermos nesse fato é simples, o homem está destruindo o planeta. Os efeitos climáticos já são sentidos, e muito mais sentiremos. Quanto ao Nordeste, antes de mais nada, penso que a população dessa importante região deva participar desse e de qualquer outro projeto nesse sentido. Essa é a minha opinião.
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
Nordeste: drama da seca longe do fim e mundo sofrerá
por
Paulo Cesar PC
às
03:50
![](http://img2.blogblog.com/img/icon18_edit_allbkg.gif)
Enviar por e-mail
Postar no blog!
Compartilhar no X
Compartilhar no Facebook
Compartilhar com o Pinterest
![](https://sites.google.com/site/arquivosdoblog007/indice-por-categoria/btface.png)
![](https://sites.google.com/site/arquivosdoblog007/indice-por-categoria/btblogger.png)
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Números telefônicos de utilidade pública no Brasil
- Delegacias Regionais do Trabalho - 158
- Informações sobre oferta de emprego (Sine) – 157
- Serviço Municipal – 156
- Serviço Estadual – 155
- Detran – 154
- Guarda Municipal – 153
- Ibama – 152
- Procon – 151
- Vigilância Sanitária – 150
- Justiça Eleitoral – 148
- Governo Federal – 138
- Transporte Público – 118
- Energia Elétrica – 116
- Água e Esgoto – 115
- Serviços ofertados pelas prestadoras dos Serviços de Comunicação Eletrônica de Massa – 106
- Serviços oferecidos por prestadoras de serviços móveis de interesse coletivo – 105
- Serviços ofertados por prestadoras de serviço telefônico fixo – 103
- Defesa Civil – 199
- Polícia Rodoviária Estadual – 198
- Polícia Civil – 197
- Polícia Federal – 194
- Corpo de Bombeiros – 193
- Ambulância – 192
- Polícia Rodoviária Federal – 191
- Polícia Militar – 190
- Disque- Denúncia – 181
- Delegacias especializadas no atendimento à Mulher – 180
- Serviços de Emergência no âmbito do Mercosul – 128
- Secretaria dos Direitos Humanos - 100
Bom-dia, amigo Paulo César!
ResponderExcluirEsse problema da seca no Nordeste é realmente crônico. Dizem que, na famigerada seca de 1877, Dom Pedro II chorou e prometeu vender até a última joia da coroa para ajudar os flagelados, mas, na prática, nunca foi feito algo que pelo menos amenizasse o sofrimento do nordestino.
Eu sou imigrante provocado pela seca. No período de estiagem, o sofrimento é muito intenso. Não há a quem recorrer, muitas vezes, recorre-se às crenças, mas debalde. É muito triste ver os animais fenecerem por falta de alimento e água.
Faz-se um plano de socorro com frente de trabalho por parte do governo com um salário simbólico, mas a carência de água praticamente não há solução. Fazem poços, mas a água é salobra, portanto, não é potável. As cidades são abastecidas com carro-pipa, que, quando chega, provoca tumulto com todos tentando retirar seu balde d'água.
Desde pequeno, senti-me que não nasci para viver ali, assim, com esse sofrimento.
A demagogia governamental é que impera nesta situação. A crença é de que não resolvem o problema da seca porque isso rende muitos votos com a promessa de solução. O governo Lula até começou a obra de transposição do rio São Francisco, mas ninguém fala mais nisso. Talvez esteja parada porque, o que foi desviado mesmo foi a verba.
Muito bom artigo. Identifiquei-me com ele.
Abraços!
Moro no Nordeste, em Pernambuco, e desde que me entendo por gente que esse problema tem se agravado, e agora com o acirramento do efeito estufa, creio que a coisa só vai piorar mais e mais, mesmo com a transposição do São Franciso que não vai abranger toda a totalidade desta área.
ResponderExcluirAbração pra ti PC.
Olá, Paulo! Suas inteligentes colocações, redundante isso, leva-me a contemporizar o quanto de verba já foi destinado para isso e nunca encontraram a solução! Quantos "bolsos" e "contas bancárias" avantajaram-se sem nenhum problema de seca "monetária"!? Para mim nisso há uma rentabilidade imensa... Enquanto isso, vamos poluindo e degenerando o ecossistema com nosso egocentrismo onde uns têm suas piscinas particulares, fazem meditação matinal "varrendo as calçadas das ruas" com água potável... em detrimento de muitos que não a têm para hidratar-se! Um problema que se arrasta!
ResponderExcluirAbraço, Célia.
Quem sabe um dia os homens aprendam a conviver,observar e respeitar a natureza.Que os políticos realmente se sintam sensibilizados e solucionem a situação Aí quem sabe um dia os nordestinos não convivam mais com essa triste realidade como a seca e miséria.
ResponderExcluir