DE TUDO UM POUCO
     MINHA OPINIÃO

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Brasil chega a posição de 6ª maior economia do planeta

Imagem: reprodução Site Brasil Econômico
Há poucos dias o IBGE divulgou dados a respeito do forte crescimento da favelização no Brasil, mesmo com o país vivendo um momento de grande riqueza na sua economia. Riqueza, essa, que segundo os jornais britânicos, acaba de colocar o país na condição de 6ª maior economia do mundo, de acordo com dados do Centro de Economia e Pesquisa de Negócios CEBR, (sigla em inglês), consultoria responsável pelos resultados. O Brasil chega a essa posição ultrapassando o Reino Unido, que mantinha até então, essa posição. Só para terem com exatidão a importante posição que o Brasil ocupa agora, essa é a primeira vez que um país sul-americano ultrapassa no ranking das maiores economias do planeta, segundo informou os jornais The Guardian e Daily Mail. No topo dessa lista, os Estados Unidos aparece na liderança, seguidos por China, Japão, Alemanha, França e agora, o Brasil. De acordo com o Daily Mail, os britânicos ainda têm uma qualidade de vida muito mais elevada, mas destaca o poder e o potencial brasileiro como motivos para a subida no ranking, além da situação política estável, o que atrai os investidores. De fato, é uma ótima notícia para o país nesse final de ano. Entretanto, é importante enfatizar, que boa parte de nossa população, sobretudo as mais carentes, ainda não usufrui dessa riqueza que o país produz. Riqueza que deve ser refletida em investimentos na educação para seus filhos, acesso a saúde com dignidade, segurança, trabalho e qualidade de vida satisfatória para todos. Creio, não seja pedir muito, é dever do Estado brasileiro e um direito do cidadão. É o que diz a Constituição. Essa é a minha opinião.
Comentário(s)
13 Comentário(s)

13 comentários :

  1. Crescimento da favelização do Brasil é uma piada ne, mas se eu for detalhar minha opinião a respeito, o espaço não permite
    Seguiindoo...

    Link do meu...

    http://jozy-avilar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. A 6ª maior economia do mundo, mais a 1ª em impostos, falta de saude, educação e tudo mais... ehhh meu Brasil!!
    Bjs
    http://www.artesdosanjos.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Paulo! Tudo bem, tenho acompanhado a "euforia" dessa notícia pela mídia em geral e, naqueles que querem tirar proveito para incenso próprio! Também, alegro-me, evidentemente. Mas continuo a insistir na redistribuição de rendas, na igualdade social de bens, direitos e deveres. Caso contrário, figuraremos como 6ª economia mundial e com péssimas condições de vida de muitos brasileiros que suaram para que chegássemos a tal patamar com possibilidades de subir mais ainda essa escala econômica. Afirma o Mantega que ainda levaremos mais de 20 anos para melhorarmos nossa qualidade de vida a um patamar europeu... que diga-se de passagem, hoje não ser um dos melhores, mas ainda assim serve como utopia. Abraço Célia.

    ResponderExcluir
  4. Oi, amigo Paulo César!
    Realmente é uma notícia alvissareira. Até que enfim, algo para nos deixar orgulhoso de nosso País, porque, ultimamente, só tem causado vergonha por parte de dos nossos parlamentares e governantes.
    No atacado está ótimo, mas no varejo ainda deixa muito a desejar. Na última lista do IDH (índice de Desenvolvimento Humano), o Brasil ocupa o 84º lugar, num rol de 187 países, se não me engano.
    Como você bem diz: precisa repartir mais esse bolo.

    Ótimo artigo!

    Abraços fraternos do amigo!

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo
    Estatísticas são frias, por mais que tragam esperanças. Os dados são relevantes mas não encontramos, em nossa realidade diária, esse engrandecimento. Temos riquezas naturais que nos colocam em situação vantajosa. Não chegamos, porém, àquela sabedoria necessária a sua utilização. Mas temos fé. E chegaremos lá.

    Você me deixou palavras gentis, que sensibilizam. Sou-lhe grata. Aliás, conhecer seu espaço e constar em sua lista de amigos, muito me honra. Não conseguimos definir os destinos de nosso país, com tanta serenidade, mas os nossos estão posição mais fácil de se alcançar. Dependem de uma palavra : querer. Um verbo que conjugo, no sentido de desejar permanecer aqui.
    Que 2012 seja uma continuidade desses vínculos que criamos nesse mundo virtual, de amizade e solidariedade. E que ele lhe abra todas as portas onde desejar entrar, proporcionando-lhe alegrias, saúde, tranquilidade e amor.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Querido PC,

    Incrível, essa notícia. Nunca pensei. Sei, que o Brasil é muito extenso, mas o 6º lugar jamais iria supor.
    Sou de sua opinião. Que essa riqueza seja canalizada para o bem estar dos mais pobres.

    Tivémos o prazer de nos acompanhar neste ano de 2011 e assim, se Deus quiser, continuaremos.
    Vou viajar, amanhã e só regressarei a 02 de Janeiro. Estarei mais afastada da NET, penso eu.

    LHE DESEJO UM FELIZ ANO NOVO, COM AS MAIORES VENTURAS.

    Beijos de muito carinho e luz.

    ResponderExcluir
  7. Paulão meu amigo. Nosso país é o país das controvérsias como já falei pra vc na postagem do crescimento da pobresa que vc colocou a uma semana.
    Nós somos um povinho mixuruco que não tem vergonha na cara! Aceitamos tudo. Mesmo quendo uma notícia parece ser boa, no fundo ela trás uma comparação com o outro lado da moeda e acaba se tornando uma noticia triste!

    Parabens por sempre falar as coisas aqui meu amigo!

    ResponderExcluir
  8. Paulo, querido amigo!
    Nem dá para acreditar nisso... com toda essa realidade tão diametralmente oposta, não é mesmo?

    Querido amigo, quero muito te agradecer pelo comentário lindo por lá!
    Que o 2012 seja um reforço de coisas boas, como nossa amizade, ainda que virtual!
    Gran de abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Paulo,

    novamente concordo com você, paralelo a este crescimento tem de haver um programa social forte, elevando a moradia a educação e saúde do povo para níveis mais dignos, este índice de sexto no ranking bem que poderia impulsioná-los a cuidar disso, para que possamos comemorar com mais inteireza esse título.

    Beijos meu querido e muito obrigada pelo carinho, vamos juntos para 2012, já chegando.

    ResponderExcluir
  10. Poxa Paulo, obrigada pela força, acho que é bem isso mesmo, ando muito exigente comigo mesma, ando me cobrando o melhor e melhor e sinto que isto está piorando, mais vou colocar um freio nisso!! Obrigada pelo comentario sincero e por sua atenção!! Nota 10!! =D Precisar é só falar!! Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá Paulo,
    É uma notícia que alegra o cidadão brasileiro, no sentido de orgulhar-se de sua Pátria. Mas, conforme você muito bem destacou, a alegria somente seria completa se tal riqueza estivesse aliada à melhor qualidade de vida da população mais carente. Um País somente poderia vangloriar-se de tal posição se recursos fossem empregados em suas áreas básicas, como saúde, educação e moradia.

    Paulo,
    Agradeço por sua consideração, amizade e carinho. Sua amizade é muito importante para mim. Adorei conhecê-lo e espero que em 2012 nossos laços de amizade sejam fortalecidos e que possamos continuar a caminhar juntos neste mundo da blogosfera.

    Desejo-lhe um 2012 de realizações, prosperidade, sucesso, paz e saúde! Que o amor e a felicidade
    estejam sempre fazendo parte de sua vida!

    FELIZ 2012!

    ResponderExcluir
  12. Não vemos nada dessa riqueza, só noticias e rankings, temos muito potencial sim, mas enquanto a corrupção vingar, estaremos perdidos. Obrigado por passar lá na minha pagina amigão, seus votos são muito bem recebidos. Desejo um feliz ano novo para vc e sua familia !

    ResponderExcluir
  13. Como fui me passar e não vir aqui comentar ontem? Esse assunto é muito instigante! rsssss Bom, o que mais me questionei foi o seguinte: como pode um país ocupar espaço tão importante no ranking das economias mundiais e ainda ter um nível de vida tão baixo para sua população?
    Acompanhei todo o noticiário ontem (na verdade, com grandes pontadas de orgulho do meu país) e apesar de toda a explicação dos economistas para essa minha dúvida, ainda fiquei com as pulgas atrás das orelhas... rssss

    ResponderExcluir

Gostou do blog? Volte sempre que desejar. Dúvidas, sugestões, críticas ou qualquer outro assunto, entre em contato: detudoumpoucominhaopinião@yahoo.com.br

Números telefônicos de utilidade pública no Brasil

  • Delegacias Regionais do Trabalho - 158
  • Informações sobre oferta de emprego (Sine) – 157
  • Serviço Municipal – 156
  • Serviço Estadual – 155
  • Detran – 154
  • Guarda Municipal – 153
  • Ibama – 152
  • Procon – 151
  • Vigilância Sanitária – 150
  • Justiça Eleitoral – 148
  • Governo Federal – 138
  • Transporte Público – 118
  • Energia Elétrica – 116
  • Água e Esgoto – 115
  • Serviços ofertados pelas prestadoras dos Serviços de Comunicação Eletrônica de Massa – 106
  • Serviços oferecidos por prestadoras de serviços móveis de interesse coletivo – 105
  • Serviços ofertados por prestadoras de serviço telefônico fixo – 103
  • Defesa Civil – 199
  • Polícia Rodoviária Estadual – 198
  • Polícia Civil – 197
  • Polícia Federal – 194
  • Corpo de Bombeiros – 193
  • Ambulância – 192
  • Polícia Rodoviária Federal – 191
  • Polícia Militar – 190
  • Disque- Denúncia – 181
  • Delegacias especializadas no atendimento à Mulher – 180
  • Serviços de Emergência no âmbito do Mercosul – 128
  • Secretaria dos Direitos Humanos - 100