Foto: VEJA.com |
domingo, 18 de setembro de 2011
O futebol e o torcedor
Como disse certa vez o saudoso ator, Paulo Gracindo, "domingo não é um dia, domingo é um estado de espírito". Paulo Gracindo tinha toda razão.
Porém, como torcedor, eu diria, domingo é o dia oficial do torcedor de futebol. Eu já disse aqui no blog, que o futebol é uma das minhas maiores paixões e a maior do brasileiro. É o único espetáculo onde a plateia também é protagonista. Antes que alguém diga que futebol é esporte, eu respondo, também é espetáculo. É das reações do torcedor, que emerge o grande espetáculo do futebol. Seu estado de espírito é um espetáculo a parte, gerando as mais variadas cenas. Os personagens, como se obedecessem um script, interpretam cenas de emoção, amor, paixão, dor e sofrimento. Também existem interpretações de ódio e violência, mas esses personagens não merecem destaque, estão excluídos desse texto, como também deverão ser excluídos do futebol. Não podemos chamá-los de torcedor. Torcedor é aquele que ama, chora, sofre, vibra e se entristece. Eu sou um torcedor e sem com exatidão a carga sentimental que alimenta nossas emoções. A vitória do nosso time de coração é a glória. A derrota, a grande dor, mas não o fim. A conquista de um título é a eclosão do êxtase de nossas almas. A perca dele, uma desolação incomparável. A queda para uma divisão inferior, uma tragédia, quase a morte. Com tantas reações e comportamentos dos mais contraditórios, ouso dizer, que o torcedor é um ator em vários personagens ao mesmo tempo. Suas interpretações são fruto de um comportamento verdadeiro, com personagens reais. Nada é fictício. Qual de nós, torcedor, já não vivemos e nos vimos nesse cenário? Eu, você e tantos mais, já vivemos ou estamos vivendo, todas essas profusões de emoções. Para decretar o fim do futebol, como se isso fosse possível, bastaria tirar a bola e o torcedor. Futebol sem bola, não existe. Sem torcedor, não resiste. Que a magia do futebol possa continuar existindo no coração de cada torcedor e que do coração de cada um deles, se perpetue o grande espetáculo da bola, num estado de espírito, que não se explica, se sente, quando se é torcedor.
por
Paulo Cesar PC
às
00:10
Enviar por e-mail
Postar no blog!
Compartilhar no X
Compartilhar no Facebook
Compartilhar com o Pinterest
7 Comentário(s)
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Números telefônicos de utilidade pública no Brasil
- Delegacias Regionais do Trabalho - 158
- Informações sobre oferta de emprego (Sine) – 157
- Serviço Municipal – 156
- Serviço Estadual – 155
- Detran – 154
- Guarda Municipal – 153
- Ibama – 152
- Procon – 151
- Vigilância Sanitária – 150
- Justiça Eleitoral – 148
- Governo Federal – 138
- Transporte Público – 118
- Energia Elétrica – 116
- Água e Esgoto – 115
- Serviços ofertados pelas prestadoras dos Serviços de Comunicação Eletrônica de Massa – 106
- Serviços oferecidos por prestadoras de serviços móveis de interesse coletivo – 105
- Serviços ofertados por prestadoras de serviço telefônico fixo – 103
- Defesa Civil – 199
- Polícia Rodoviária Estadual – 198
- Polícia Civil – 197
- Polícia Federal – 194
- Corpo de Bombeiros – 193
- Ambulância – 192
- Polícia Rodoviária Federal – 191
- Polícia Militar – 190
- Disque- Denúncia – 181
- Delegacias especializadas no atendimento à Mulher – 180
- Serviços de Emergência no âmbito do Mercosul – 128
- Secretaria dos Direitos Humanos - 100
Olá Paulo César,
ResponderExcluirAgradeço seu comentário em meu blog.
Futebol é espectáculo de massas.
Bom domingo e óptima semana.
Abraços de luz.
Realmente o futebol e o torcedor foram feitos um para o outro.Faz tempo que não vou ao engenhão vê o botafogo jogar(quando quer jogar futebol ou coisa parecida).O cômico(ou trágico)é que vou sempre com meu pai e ele é fluminense,fica o tempo todo secando meu time(a sorte dele é que eu sou uma filha espirituosa).Enfim,é muito bonito presenciar como o torcedor é apaixonado,veste a camisa do time,literalmente.É um momento único,quase que indescritível,só sendo torcedor que ama seu time para saber a magia que envolve esse lindo momento.
ResponderExcluirBeijão,PC!Um lindo domingo para ti.
Oi, Paulo.
ResponderExcluirEu concordo com a Danielle Dias, "o futebol e o torcedor foram feitos um para o outro"...
Eu amo o Botafogo, e acompanho, até choro pelo meu time...
Também vou ao Engenhão, e já vi muitas vezes o Botafogo jogar no Maracanã, sabe, né, aquele "chororô".
Hoje é dia de sofrimento, hahaha
É assim que digo quando o Fogão joga.
Tô lá!
Torça por mim, nada de Mengão hoje...aliás não disseste qual é o teu time,será que é esse que eu citei???
Não vou me admirar.
bjuss da Mery.
Obrigada você,meu querido!Uma honra tê-lo sempre naquele cantinho,fico muito feliz quando vejo teus comentários.Na verdade,eu que não sei se o que eu escrevo é relevante para ter a honra deles.
ResponderExcluirQuero agradecer-te sempre pelo incentivo que me concede,mesmo que indiretamente pelos comentários.Sempre generoso e verdadeiro em tuas colocações.
Tudo que que você escreve PC,é de uma propriedade incrível e responsabilidade ímpar,e isso gera,credibilidade.Amo comentar aqui no nosso blog.
Parabéns pelos assuntos abordados de maneira inteligente e sensata.O de tudo um pouco minha opinião é o que mais de útil se tem hoje em dia no universo chamado internet.Mais que um blog,esse é um espaço para cidadania e aprendizado,tanto com tuas publicações quanto pelos comentários inteligentes e formadores de opinião.
Beijão,amigo!
Eu que agradeço a sua visita e comentário em meu humilde blog.
ResponderExcluir"Também existem interpretações de ódio e violência, mas esses personagens não merecem destaque, estão excluídos desse texto, como também deverão ser excluídos do futebol. Não podemos chamá-los de torcedor."
Concordo plenamente. Isso acabou afastando muitos torcedores apaixonados pelo futebol e pelo seu time do coração dos estádios.
Lembro dos "geraldinos" do Maracanã, aqueles personagens hilários da Geral do Maraca. Quando o jogo estava chato bastava se divertir com as figuras que ali apareciam! hahaha
abs
Paulo, meu amigo!
ResponderExcluirFinalmente consegui voltar..., mas estou aqui!
Amo futebol, amigo, principalmente quando é Copa do Mundo, sinto nas veias e no coração a bater mais forte. Não se preocupe que não direi que amo também meu time GRÊMIOOOOOOOO!!!! rsrsr
Ops! Agora já disse!
Beijinhos e ótima semana!
Futebol é diversão.
ResponderExcluirPena que, para muitos, ele se torna fanatismo e aí a coisa descamba de vez.
E somente torcedor de verdade sabe se comportar de forma digna.
Abraço, Paulo Cesar.