DE TUDO UM POUCO
     MINHA OPINIÃO

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O horário de verão

O horário de verão divide opiniões, entre favoráveis e contrários. Os amantes de uma boa caminhada ou de uma praia, no caso daqueles que moram em cidades litorâneas, poderão depois do expediente aproveitar um pouco mais o prolongar do dia. Além de chegarem em casa com o sol ainda dando o ar de sua graça. Já o pessoal do contra, onde me incluo, não são nada amistosos ao adiantar dos ponteiros. Até o relógio biológico se habituar com a mudança, leva algum tempo. Acordar cedo então, nem se fala, o efeito é o pior possível. A impressão que tenho nesses dias é que as horas passam muito que rapidamente. A noção de tempo e hora que todos nós carregamos, desaparece completamente. Gostando ou não, o horário de verão tem como objetivo a economia de energia e, só funciona nas regiões mais distantes da linha do equador, pois há uma diferença na duração dos dias. Eles ficam mais longos, enquanto as noites tornam-se mais curtas. Por isso, adiantando os relógios em uma hora, as pessoas aproveitam mais a iluminação natural, o que dispensa a utilização da luz elétrica. Para a tristeza de quem não gosta desse horário, essa medida é tão eficiente, que vários países do mundo costumam adotar esse horário. No Brasil, esse horário foi instituído pela primeira vez em 1931. A medida foi reeditada por mais dois anos, ficando sem utilização até o ano de 1949. A partir daí, mais quatro edições foram lançadas. Na década de 60, a medida vigorou por cinco anos subsequentes, de 1963 a 1968. Mas a sociedade brasileira só passou a conviver rotineiramente com o horário de verão a partir de 1985, sem interrupções. O horário de Verão esse ano será aplicado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O Norte e o Nordeste não entrarão neste sistema, pelo fato de suas localizações não interferirem tanto na duração dos dias durante o verão. Por esse motivo, essas duas regiões não serão incluídas nesta estratégia. Por tanto, ele chega no dia 16 de outubro e vai embora no dia 26 de fevereiro de 2012. Se preparem então: no dia 16 de outubro os estados que adotam esse horário deverão adiantar os ponteiros em uma hora, quando o relógio marcar, meia-noite. Para quem gosta é um prato cheio.
Comentário(s)
11 Comentário(s)

11 comentários :

  1. Oi, PC... achei maravilhoso esse artigo sobre o horário de verão. Eu nem sabia quando ele tinha sido instituído. Sou absolutamente favorável ao horário de verão, principalmente porque mostra que o fim do ano está chegando. E fim do ano para mim me traz um sentimento que nem sei como explicar. Como se fosse a época pela qual eu mais aguardasse... é muito engraçado. Mas como você disse, sinto mesmo como se os dias passassem rápido demais, e essa considero a única desvantagem. Mas de um modo geral, o horário de verão é um presentão pra mim, fico feliz o tempo todo, com aquele solzão radiante ainda às 8 horas da noite. Um abraço PC e aproveita bem o horário de verão este ano, hein!

    Obs.: como é bom ler seus artigos, são sempre tão bem formulados, claros e sucintos.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo artigo. Ajuda a ter uma posição mais precisa sobre o horário de verão....

    até

    ResponderExcluir
  3. Olá Paulo,
    Não sabia que este horário já vai vigorar a partir de outubro. Como o tempo está voando!
    Particularmente, gosto deste horário, pois tenho a sensação de que o dia se alonga, mas confesso que meu organismo sofre um desequilíbrio nos primeiros dias.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá Paulo César,

    As opiniões, quanto a tal assunto, são sempre divergentes.
    É impossível agradar a Gregos e Troianos.
    Olhe, que venham os dias grandes, para vocês, porque para nós vai suceder o contrário.

    Beijos de luz.

    ResponderExcluir
  5. Paulo César, o horário de verão não abrange aqui, no Amazonas, mas tem grande influência na programação das tvs e tudo de âmbito nacional como concursos, aeroportos e etc..
    Não adianta poupar em um setor e esbanjar noutro.
    Não sabia que o horário de verão era tão antigo assim. Pensava que era desde a Constituição de 1988.
    Aprendi mais uma.

    Boa e útil matéria!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Não gosto desse horário de verão,coisa mais arbitrária e pouco eficaz.Tantas coisas mais urgentes para se fazer e essa gente se preocupando com a energia que eu gasto na minha casa.

    ResponderExcluir
  7. Não gosto do horário de verão no período escolar. As crianças sofrem acordando ainda escuro e a situação fica ainda pior depois das férias de janeiro. Acho que existe mais um interesse político e comercial do que a economia de energia somente.O horário de verão cria realmente esta sensação de euforia por estar aproximando o fim do ano e férias; as pessoas acabam saindo mais para bares e viagens em cidades litoraneas, porém, aqueles que precisam trabalhar e estudar sofrem as consequencias como, ter que acordar de madrugada (ainda escuro) para cumprir suas obrigações.

    ResponderExcluir
  8. Acho que a população deveria manifestar-se mais contra estas imposições do governo, com fins duvidosos. Parabéns aos Argentinos que se posicionaram e não permitiram que esta palhaçada de horário de verão fosse pra frente em seu País. Brasileiro só pensa em carnaval, axé e aproveitar a vida. Não pensam nas consequências e nos verdadeiros interesses por traz das decisões tomadas por nós. Vergonha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá,você não pode dizer isso de uma populacâo

      Excluir
  9. Eu odeio horario de verao é uma bosta. o meu rendimento na sala de aula diminui e aprendo menos. O governo de vez penssar em so economia de $ deevia penssar em nos alunos o futuro da sociedade!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. eu gosto um pouco do horario de verão as novelar começa mais sedo e quei estuda de tarde chega sedo da escola e tambem quando segar ainda vai ta claro mais tambem o horario de verão tei o seus motivo ruim pq a gente dorme muito pouco essa e a minha opinião

    ResponderExcluir

Gostou do blog? Volte sempre que desejar. Dúvidas, sugestões, críticas ou qualquer outro assunto, entre em contato: detudoumpoucominhaopinião@yahoo.com.br

Números telefônicos de utilidade pública no Brasil

  • Delegacias Regionais do Trabalho - 158
  • Informações sobre oferta de emprego (Sine) – 157
  • Serviço Municipal – 156
  • Serviço Estadual – 155
  • Detran – 154
  • Guarda Municipal – 153
  • Ibama – 152
  • Procon – 151
  • Vigilância Sanitária – 150
  • Justiça Eleitoral – 148
  • Governo Federal – 138
  • Transporte Público – 118
  • Energia Elétrica – 116
  • Água e Esgoto – 115
  • Serviços ofertados pelas prestadoras dos Serviços de Comunicação Eletrônica de Massa – 106
  • Serviços oferecidos por prestadoras de serviços móveis de interesse coletivo – 105
  • Serviços ofertados por prestadoras de serviço telefônico fixo – 103
  • Defesa Civil – 199
  • Polícia Rodoviária Estadual – 198
  • Polícia Civil – 197
  • Polícia Federal – 194
  • Corpo de Bombeiros – 193
  • Ambulância – 192
  • Polícia Rodoviária Federal – 191
  • Polícia Militar – 190
  • Disque- Denúncia – 181
  • Delegacias especializadas no atendimento à Mulher – 180
  • Serviços de Emergência no âmbito do Mercosul – 128
  • Secretaria dos Direitos Humanos - 100