DE TUDO UM POUCO
     MINHA OPINIÃO

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Criança, cidadã do amanhã

Foto: Correio da tarde
A criança é o futuro de uma nação. Essa me parece ser uma verdade inconteste. No entanto, me pergunto, que futuro está se construindo para esse país? Levando-se em conta o número de crianças excluídas e aviltadas nos seus direitos mais comuns. Especialmente as que vivem em condições de extrema pobreza nesse país. Essas estão completamente vulneráveis às violações de seus direitos e entregues à pobreza e à iniquidade ainda reinante em nosso País. Mesmo com tantos avanços tecnológicos na medicina, ainda é alto os índices de mortalidade infantil no Brasil. Não é raro, em algumas regiões, crianças morrerem de doenças simples, como diarreia por exemplo. Não é por falta de profissionais. Existe conhecimento, tratamentos de última geração e bons profissionais. A realidade, é que a maioria de nossas crianças não tem acesso a tudo isso. O mesmo se repete na educação. Na alimentação não é diferente, quão grande é o número de crianças desnutridas, Brasil afora. Outro problema sério é o trabalho infantil. Milhares de crianças ainda deixam de ir à escola e ter seus direitos preservados, e trabalham desde a mais tenra idade na lavoura, campo, fábrica ou casas de família, muitos deles sem receber remuneração alguma. Vale destacar que no Brasil, o trabalho infantil é considerado ilegal para crianças e adolescentes entre 5 e 13 anos. Outra questão preocupante é o grande número de crianças desaparecidas. Uma situação que ainda me parece longe de uma razoabilidade. Entendo até que o país esteja intensificando ações para o bem de nossas crianças, sobretudo, as menos favorecidas, mas esse processo não pode ser moroso. A criança de hoje é o cidadão de amanhã.
Comentário(s)
12 Comentário(s)

12 comentários :

  1. Uma pertinente preocupação a sua, Paulo querido.

    Quando fiz o post educar: cultivar pessoas para o mundo florescer, foi esta mesma preocupação que me moveu, que mundo construirá estas crianças, negligenciadas em tantos aspectos? É preciso consciência disso e ações rápidas, muito rápidas e eficazes.

    Bom feriado, Paulo!

    ResponderExcluir
  2. È realmente preocupante, sim, porque além dessas crianças serem o cidadão do amanhã, serão também o nosso futuro .
    Com que olhar, elas vão observar o passado !!!

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, é o índice de mortalidade infantil nao é o mesmo de antes, mas de qualquer jeito o nosso país tem que investir na saude de nossas crianças e na educação! Como eles querem colocar o Brasil como uma das principais potências do mundo se no futuro nao haverá adultos qualificados? Grande abraço e um otimo feriado a todos.

    ResponderExcluir
  4. PC, o Brasil tem pela frente um enorme desafio para com as suas crianças, um investimento mais profundo e adequado se faz necessário, melhores escolas, creches, alimentação, cursos, enfim, creio que é pela vies do ensino e da educação que nossas crianças terão um futuro promissor, não basta dar somente um bolsa família ou bolsa "miséria" como alguns chamam, mas ir mais além.

    Ótimo texto, abração pra ti.

    ResponderExcluir
  5. Em um país e que a grande maioria dos adultos está se preocupando mais com a classificação de seu "time do coração" ou com a última bobagem feita por algum famoso inútil do que com a educação dos filhos, fica-se com pouca esperança no futuro de nossas crianças.
    Acontece que, quem é pai de verdade, não poupa sacrifícios em relação a seus filhos.
    Parabéns pelo belo texto e um ótimo feriado para ti, Paulo Cesar.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o comentário do Jacques,e tem uma coisa muito importante,deveria ter mobilização de assistentes sociais, em orientar mulheres que tenham mais de 3 filhos e não tem condições para sustentar os filhos.Quanto mais pobres, mais filhos coloca-se no mundo,as crianças vão para rua trabalhar ou se perder em caminhos tortos.Não basta só governo,basta pais inconsequentes tomar conciência da sua inrresponsabilidades.Aqui no Brasil o mais importante é futebol,carnaval e...poposudas. O resto é o resto-VERGONHA!!!!!!!O POVO GOSTA!!!.
    Adoram circo pão e água.
    Amigo, eu axo que vou parar de comentar porque eu sou uma pessoa que tenho vontade de por para fora o que realmente penso do nosso Governo e do nosso povo.
    Maravilhoso post, fique em paz.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Com certeza, Paulo.
    Concordo com todas as suas colocações. Ainda há muito por se fazer pelas crianças do Brasil e do mundo. Muitas delas, apesar de privilegiadas em questão de berço, são negligenciadas pelos pais em questão de orientação e educação.
    Um mundo melhor dependerá, sem dúvida, do investimento que se fizer nas crianças de hoje.
    Tenha um ótimo feriado!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. As pessoas, nós, povo, somos sensíveis a essas questões. Mas não temos recursos para resolver as dificuldades. Há muitos empresários em condições de abraçar causas e não o fazem. As medidas governamentais só poderão ter sucesso se não houver corrupção. Nela reside a maioria dos problemas que este país enfrenta. Até das verbas para vacinação e cuidados infantís, furtam.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Oi PC!

    Sabe a questão das crianças desaparecidas é preocupante, chega até ser pior do que a mortalidade..porque o desaparecimento é a incerteza ou da criança estar sofrendo os mais terriveis abusos.
    Hum, então vc é exigente com filmes? Bom, eu acho que não sou tanto, mas priorizo filmes que tenho um bom roteiro...que ultimamente é o que está em falta..vemos muitos filmes só com efeitos e efeitos e com uma história fraca e pouco convinncente..acho que vale muito mais um bom roteiro do que bons efeitos!
    bjs

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá meu querido, como sempre uma perfeita postagem.
    Atualmente, vivemos num mundo globalizado, que, na maioria das vezes, só o que importa é o dinheiro, cada vez mais dinheiro.O mundo de amanhã pertence às crianças de hoje. Mas que tipo de adultos elas serão e que futuro terão? As crianças precisam estar bem alicerçadas,a fim de que sua vida seja sólida e firme, porque só assim no futuro, as crianças de hoje serão adultos melhores amanhã.

    Meu querido eu estava com saudade de comentar nas suas postagens. Eu ando meia sem tempo, por isso a minha ausência.
    Fiquei triste porque vi que vc fez comentário em uma postagem de um vídeo no meu cantinho mais seu comentário não aparece!
    Muito obrigado pelo seu carinho de sempre.
    Sua presença em meu blog é uma honra pra mim.
    Feliz feriado pra ti viu!
    Beijos no seu lindo coração.

    ResponderExcluir
  11. Paulo, tudo bem amigo?
    Grande preocupação de todos os pais. Nossas crianças são nosso futuro, o futuro do país, mas como saberemos o que estará reservado? Numa sociedade que maltrata suas crianças, muitas não tem nem o que comer... É díficil...
    Grande abraço amigo! Ótimos dias :)

    ResponderExcluir
  12. Oi Paulo, um primor seu texto.
    E neste quesito o Brasil deixa muito a desejar já que a grande maioria dos jovens e crianças não tem acesso à educação, e na saúde de qualidade... A educação é fundamental na formação das crianças onde somente através de educação é que os jovens terão a oportunidade de futuramente se tornar ilustres cidadãos brasileiros. Enquanto os governantes não concientizar que o Brasil precisa de melhorar a educação, as crianças estarão ao Deus dará. No entanto o que todos nós esperamos, é uma qualidade a mais na educação das crianças, já que as mesmas são o futuro do nosso país.Um exelente resto de semana cheio de coisas boas. Bjs grande!

    ResponderExcluir

Gostou do blog? Volte sempre que desejar. Dúvidas, sugestões, críticas ou qualquer outro assunto, entre em contato: detudoumpoucominhaopinião@yahoo.com.br

Números telefônicos de utilidade pública no Brasil

  • Delegacias Regionais do Trabalho - 158
  • Informações sobre oferta de emprego (Sine) – 157
  • Serviço Municipal – 156
  • Serviço Estadual – 155
  • Detran – 154
  • Guarda Municipal – 153
  • Ibama – 152
  • Procon – 151
  • Vigilância Sanitária – 150
  • Justiça Eleitoral – 148
  • Governo Federal – 138
  • Transporte Público – 118
  • Energia Elétrica – 116
  • Água e Esgoto – 115
  • Serviços ofertados pelas prestadoras dos Serviços de Comunicação Eletrônica de Massa – 106
  • Serviços oferecidos por prestadoras de serviços móveis de interesse coletivo – 105
  • Serviços ofertados por prestadoras de serviço telefônico fixo – 103
  • Defesa Civil – 199
  • Polícia Rodoviária Estadual – 198
  • Polícia Civil – 197
  • Polícia Federal – 194
  • Corpo de Bombeiros – 193
  • Ambulância – 192
  • Polícia Rodoviária Federal – 191
  • Polícia Militar – 190
  • Disque- Denúncia – 181
  • Delegacias especializadas no atendimento à Mulher – 180
  • Serviços de Emergência no âmbito do Mercosul – 128
  • Secretaria dos Direitos Humanos - 100