DE TUDO UM POUCO
     MINHA OPINIÃO

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Não morreu, futebol arte vive nas jogadas do Barcelona

Ontem acordei cedo para assistir a um jogo de futebol, desses que valeria a pena. E valeu! Honestamente, não assisti aquele jogo com a espectativa de ver uma vitória do Santos, muito embora essa fosse a minha torcida.
Foto: globoesporte.com
 O Barcelona atual é um time daqueles que definitivamente entrará para a história, como entrou o Santos de Pelé, Pepe e Coutinho nos anos 60, a Seleção holandesa com seu famoso "carrossel" ou "Laranja Mecânica" em 74 e a belíssima seleção brasileira de 1982, que embora não tivesse ganho a Copa, foi uma das melhores seleções brasileira que já vi, assim como a seleção de 70, tricampeã do mundo; essa só vista por mim em video tape. O jornalista Juca Kfouri fez para mim a melhor definição do jogo que ontem assisti absolutamente encantado, "A Terra é do Santos, o Barcelona é de outro planeta".
Foto: iG
No duelo Messi x Neymar, que tanto a imprensa brasileira preconizava, não há nem como analisar. Que duelo? Como bem disse o próprio Neymar ao final do jogo, " O Barcelona nos deu uma aula de futebol". Como profundo apaixonado por esse esporte, posso dizer que terminei o ano assistindo o que para muitos já tinha morrido, o futebol arte, esse que o Barcelona nos apresenta e encanta. Torcedor santista, não se sinta derrotado, o futebol que o Barcelona hoje ostenta é resultado de muita aprendizagem, que vieram com as derrotas. Derrotas como essa, que poderá fazer do Santos novamente, o que um dia já foi, um dos melhores times do mundo, quiçá, até melhor que o Barça. Essa é a minha opinião.
Comentário(s)
13 Comentário(s)

13 comentários :

  1. Bom dia Paulo Cesar. Gostei do post... Eu concordo contigo em cada ponto e virgulas risos. Que jogo viu! Não curto muito futebol, mais foi diferente. Não era esse o resultado que o Santo esperava, mas o Barcelona deu uma verdadeira aula, mesmo sem o atacante, fez bonito, e muito bonito... Quem sabe faz!.
    Desejo uma ótima semana pra ti!
    E desde já te desejo um grandioso Natal abençoado pra você e toda sua familia. E que o Ano de 2012 seja de muitas realizações na sua vida. Obrigada por ter caminhado comigo durante esse Ano, e que no próximo Ano estejamos juntos novamente... Beijos grande!

    ResponderExcluir
  2. olha PC, to meio decepcionado com o Santos...O São Paulo nunca jogou com os gringos, com esse medo que o Santos tava, assisti o jogo e fiquei na torcida de pelo menos um gol....mas ja sabe né !

    abraço

    ResponderExcluir
  3. Não vi o jogo, mas uma de minhas irmãs esteve contando seu deslumbramento com o desempenho do Barcelona. Eles são profissionais em tudo, principalmente na formação dos novos jogadores. Trabalham para esse merecido sucesso.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. PC meu amigo, eu respeito a opinião de todo mundo, mas eu estou vendo muita gente falar bobagem demais. Talvez muita gente não acompanhe futebol de verdade ou está querendo esconder o sol com a peneira dando essas desculpas esfarrapadas.
    A verdade mesmo é que o Santos AMARELOU não correu atrás da bola, ficou olhando o Barcelona jogar, nem falta os caras faziam, nem carrinho eles davam. O Barcelona quando estava sem a bola marcava sob pressão e o Santos quando estava sem a bola vinha andando pra trás até dentro da sua área.
    Futebol é o único esporte onde o mais fraco pode ganhar, mas pra isso o mais fraco tem que compensar a diferença de catefgoria com suor e disposição, e o Santos foi medíocre e covarde. Tudo bem que mesmo correndo e dando o sangue o Santos mesmo assim poderia perder, mas pelo menos de uma forma digna. Saindo de campo exaustos com o sentimento de dever cumprido.
    No primeiro campeonato do São Paulo o Bracelona também era o bicho papão e o salario do Koeman paraga o time inteiro do São Paulo por seis meses. Na coletiva de imprensa daquele ano o Barcelona nem foi porque disse que não iria jogar contra ninguém. Até os 15 minutos o São Paulo nem tinha relado na bola e o BARCELONA FEZ 1 X 0. Mas naquele time tinha homens que foram pra cima se superaram e ganharam de 2 x 1 e foi pouco porque o Zubizarreta fez alguns milagres. Então meu amigo, eu não estou aqui falando que o Santos ganharia, mas pelo menos JOGARIA o que seria menos vexatório.
    EU FIQUEI COM VERGONHA ONTEM!

    Ah... e a alguns anos o Internacional também ganhou desse mesmo Barcelona na prorrogação a pouquíssimos anos. E quem assintiu aquela partida viu o Barcelona com 68% de posse de bola, mas também viu o Inter marcando e suando a camisa.

    Um abraço amigo!

    Vc viu o conto que te falei?

    ResponderExcluir
  5. JOGO? Que jogo? O que vimos foi um time jogando entre eles uma "pelada de final de semana" com muita alegria para comemorar o título de "melhores do mundo"!! Os "moleques" do outro time, encantados estavam com o que viam,estavam em campo para admirar e talvez "aprenderem" um dia quando se tornarem realmente profissionais no que fazem e não somente a visão "marquetiniana" na conta bancária! Foi o espetáculo! E, o Barça colocou o Santos na plateia do teatro para assistí-los! Salto alto de véspera... dá no que deu! Faixas, camisetas, terceira estrela... gritos de campeão mundial entram em recesso pelo excesso de otimismo!
    Abraço, Paulo.

    ResponderExcluir
  6. A coisa ficou feia para o lado dos meninos do Santos... não assisti futebol e nem sei o que dizer a respeito, mas aqui em casa há dois que veem tuuuudo(Marido e sogra!!) e ficaram frustrados com o resultado(apesar de não serem torcedores Santos, nesse dia eles queriam bem ao time, por este estar representando o Brasil, de certa forma). Eles ficaram frustrados, mas já esperavam esse resultado... não há como deixar de dar os devidos créditos ao Barcelona... um time em excelente forma!

    Abração e ótima semaninha...
    JoicySorciere - Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  7. Olá Paulo,
    Não assisti ao jogo, mas uma das minhas irmãs ficou deslumbrada com o futebol mostrado pelo Barcelona. Conforme você disse, a vitória do Barcelona é resultado de um grande trabalho, que também poderá ser desenvolvido pelos nossos times, pois brilho individual para jogar é o que não falta na maioria dos nossos jogadores.

    Paulo,
    Desejo-lhe uma ótima semana e um Natal repleto de bençãos, amor, paz e alegria.
    Até a próxima semana, se Deus quiser!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Olá Paulo, eu como uma fã de futebol, não podia deixar de assistir ao jogo do ano. E como eu suspeitava, o Barça deu um verdadeiro show!!
    Valeu a pena levantar cedo num domingão.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Bom, eu sou torcedor do Santos e vou dar minha opinião sobre o jogo um pouco diferente.

    Não é o Santos, é o futebol brasileiro atual. Pegue QUALQUER TIME da série A do campeonato brasileiro: apanha do Barcelona. De 4 pra cima, sem apelação. Junte a "seleção brasileira" que também apanha. O Real Madrid tomou "só" de 3 x 1 do Barcelona com o time catalão obtendo 68% de posse de bola. Esse time do Barcelona está muito à frente do seu tempo apenas fazendo uma coisa simples: jogando futebol total, com toques rápidos, posse e domínio de bola e objetividade. Este time só perde quando acontece uma daquelas zebras históricas. Não dá para comparar ESTE Barcelona de 2010/2011 com aquele de 1992 ou mesmo o de 2006 com Messi com apenas 19 anos ( sim, a mesma idade do Neymar - vejam o quanto o argentino evoluiu. Neymar também vai evoluir e amadurecer muito ainda).

    Repare os últimos jogos e resultados da seleção brasileira. Ganha apenas de seleções medíocres como Gabão e Egito. Empata com outrora sacos de pancadas do porte de Costa Rica e Venezuela. Quando pega uma seleção como a alemã, toma um baile. França, Argentina...perdeu pra todas as grandes seleções.

    Os times da série A: o campeão Corinthians consegue ser eliminado da pré-Libertadores por um time horroroso como o tal Tolima (devidamente goleado pelo Cruzeiro que quase foi rebaixado, veja o nível do adversário colombiano); o Flamengo é MASSACRADO em pleno Engenhão pela Universidad do Chile por 4 x 0 e com direito a pênalti perdido e bola na trave da equipe chilena; o Vasco foi eliminado com muita facilidade por essa mesma LaU. Notem: estamos falando do campeão brasileiro, do campeão da Copa do Brasil e vice-campeão brasileiro e um classificado para a Libertadores. Este é o nível do futebol brasileiro atualmente. E a empáfia de muitos torcedores que ainda insistem que temos "o melhor futebol do mundo" e aquela de "as outras seleções temem a camisa amarelinha" é um belo "tapar o sol com a peneira". A coisa é muito pior.

    Tripudiar do Santos hoje é fácil, faz parte das gozações, mas daqui a 2 anos iremos aplaudir o futebol total da seleção espanhola, a eficiência da seleção alemã e a raça da seleção uruguaia na Copa do Mundo no Brasil. Pepe Guardiola, técnico do Barcelona, deu a dica: apenas faz o que o Brasil costumava praticar antigamente - jogar futebol.

    É bom que os "treinadores" e dirigentes brasileiros entendam o recado.

    abs

    ResponderExcluir
  10. Paulo, tudo bem?
    Eu ía descorrer toda uma tese, mas pelo avançado da hora, espero que não se importe, perdão! Mas concordo totalmente com o comentário do Jaime, o problema é o futebol brasileiro. Como já venho escrevendo nas crônicas sobre futebol lá no meu blog.
    Grande abraço, amigo!
    Excelente como sempre e oportuno!

    ResponderExcluir
  11. Faltou conjunto ao Santos. Jogaram a responsabilidade nas costas do Ganso e Neymar (este último iludido por alguns jornalistas brasileiros entendidos de futebol de que era melhor do que Messi). Muricy foi medroso. Colocou medo no time. Enfim, como disse o André, o Santos amarelou.
    Triste capítulo final para uma história que tinha tudo para ser, pelo menos, um show de bola de ambos os times... bem entendido... rsssss

    ResponderExcluir
  12. Como disse uma amiga minha: o Barcelona tem Unicef escrito na camiseta, mas praticou bullying contra os "meninos da vila"... rsssss

    ResponderExcluir

Gostou do blog? Volte sempre que desejar. Dúvidas, sugestões, críticas ou qualquer outro assunto, entre em contato: detudoumpoucominhaopinião@yahoo.com.br

Números telefônicos de utilidade pública no Brasil

  • Delegacias Regionais do Trabalho - 158
  • Informações sobre oferta de emprego (Sine) – 157
  • Serviço Municipal – 156
  • Serviço Estadual – 155
  • Detran – 154
  • Guarda Municipal – 153
  • Ibama – 152
  • Procon – 151
  • Vigilância Sanitária – 150
  • Justiça Eleitoral – 148
  • Governo Federal – 138
  • Transporte Público – 118
  • Energia Elétrica – 116
  • Água e Esgoto – 115
  • Serviços ofertados pelas prestadoras dos Serviços de Comunicação Eletrônica de Massa – 106
  • Serviços oferecidos por prestadoras de serviços móveis de interesse coletivo – 105
  • Serviços ofertados por prestadoras de serviço telefônico fixo – 103
  • Defesa Civil – 199
  • Polícia Rodoviária Estadual – 198
  • Polícia Civil – 197
  • Polícia Federal – 194
  • Corpo de Bombeiros – 193
  • Ambulância – 192
  • Polícia Rodoviária Federal – 191
  • Polícia Militar – 190
  • Disque- Denúncia – 181
  • Delegacias especializadas no atendimento à Mulher – 180
  • Serviços de Emergência no âmbito do Mercosul – 128
  • Secretaria dos Direitos Humanos - 100