DE TUDO UM POUCO
     MINHA OPINIÃO

domingo, 29 de janeiro de 2012

A difícil situação econômica de Portugal

Já foi o tempo em que brasileiros deixavam o Brasil para tentar a vida em Portugal.
Mapa: Embaixada de Portugal no Brasil
A crise na zona do Euro, como se sabe, atingiu também em cheio Portugal. Essa situação tem contribuído para o retorno de muitos brasileiros. O próprio fortalecimento e a estabilidade da economia brasileira têm estimulado esse retorno. Portugal e Brasil são países com fortes vínculos. Nossa relação é histórica. Vivendo um baixo crescimento econômico, Portugal tem encontrado dificuldades para obter arrecadação necessária para arcar com os gastos públicos. Quando estourou a crise financeira global, o país passou a enfrentar uma grande dívida pública, que ficou cada vez mais difícil de ser financiada. Hoje o Brasil vive um outro momento na sua economia, fato que é inegável. No entanto já vivemos momentos de grande dramaticidade na nossa economia. No auge do desespero, muitos brasileiros, impactados emocionalmente por planos econômicos desastrosos, chegaram até cometer suicídios, como ocorreu no fatídico plano Collor. Quem não lembra? Portugal tem condições de sair desse momento difícil que passa; e com toda certeza conseguirá. Porém, será necessário a união de todos, inclusive dos países da chamada zona do Euro. O próprio Brasil talvez possa ser o exemplo mais próximo para Portugal de como superar esse momento de dificuldade, principalmente se levarmos em conta a relação histórica que une esses dois países. Essa é a minha opinião.
Comentário(s)
17 Comentário(s)

17 comentários :

  1. Paulo, querido amigo!
    Pelo que soube a situação não é nada animadora... os portugueses tem sofrido com retaliações. Esta questão que colocaste do Brasil, achei interessante, pois temos essa proximidade da língua e da descendência, no entanto, as crises da latino-américa, creio, sejam diferenciadas, até porque já estamos supostamente mais "acostumados" a elas, mas não deixa de ser um enfoque bem interessante o que colocaste.

    Se quiseres avisar nosso amigo em comum, Jorge Pimenta, creio que ele se interessaria em dar um comentário por aqui.

    Grande abraço e ótimo domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendo, Portugal esta bem na Europa?.. então pq você esta mais acustumada com as crises da America latina? ahhhhh pq os portugueses sempre foram assim.. sempre querendo se aproveitar da riqueza dos outors Paises, incrivél!!! So uma coisa, Brasil vocês jà se aproveitaram muiito !!!! se nao souberam aproveitar de todo que roubaram do nosso Pais o problema é de vocês! O Brasil se LIBERTOU DE PORTUGAL A MUITO TEMPO!!

      Excluir
  2. A história repete-se porque o ser humano esquece depressa os erros cometidos ou tem pouca inteligência para aprender com eles e daí retirar soluções para o futuro. Quero eu dizer que nunca conheci o meu bisavô materno que partiu para o Brasil em 1900, após a morte da mulher deixando seis filhos numa aldeia de Trás-os-Montes, o mais velho dos quais a minha avó tinha 10 anos. Prometeu que ia em busca duma vida melhor onde ganhasse para matar a fome aos filhos. Não sabemos o que lhe aconteceu pois apenas chegou uma carta, e nunca mais disse nada. Isto para recordar que nessa época partia muita gente para o Brasil e busca de fortuna e alguns fizeram-na. 80 anos depois deu-se o inverso. Do Brasil chegava quase todos os dias gente, na esperança de fazer fortuna em Portugal ou tão somente ganhar uma vida melhor. Hoje não só regressam a casa, como ainda arrastam consigo muitos Portugueses com esperança de aí encontrarem possibilidades de uma vida melhor.
    Um abraço e bom Domingo.
    P.S. no Sexta há mais um pedaço de história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que os Portugueses consigam sair dessa crise, e que fiquem bem felizes no Pais que os pertecem, Portugal! a Diferença de que quando brasileiros iam para Portugal e que Portugal devia isso ao Brasil, depois de tanto roubo, aproveitamentos de nossas riquezas, so que hoje o Brasil esta bem, e nao deve nada a ninguem por isso! O Brasiliero sofreu, trabalhou muito e ainda tem gente que sofre com pobrezas, entao nao venham pensando que pq os brasiliros uma vez foi a Portugal que os portugueses podem fazer isso tbm! Nao, O BRASIL NAO DEVE NADA AO PORTUGAL! desejo que as coisas melhorem para os portugueses que saiam dessa crise, e que vivam felizes na casa deles! Deixa os Brasileiros aproveitarem um pouco de suas riquezas e conquistas!

      Excluir
  3. Fico impressionado como o mundo dá voltas, quem diria que o Brasil iria estar numa situação tão privilegiada assim, mas a nossa população merece, já sofreu muito.

    Abração pra ti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bravo!!!!!! Agora é a nossa vez de aproveitar!!!!

      Excluir
  4. Ciclos! Em tudo há os mesmos. Hoje é promissor o nosso ciclo econômico, mas se não tivermos objetivos corretos, incorrupitíveis poderemos retornar ao underground econômico. Falava-se em "euros... dólares"... Hoje, o nosso rico dinheirinho tem horizontes promissores... Ainda assim sou pela cautela na gastança em geral. Quando leio os gastos públicos em viagens e mordomias tantas... apavoro-me, pois sei que nem todos usufruem desse momento. Ainda insisto na justa redistribuição de renda. Veja e reflita no salário mínimo e no salário de um político! Vergonha nacional. Célia.

    ResponderExcluir
  5. Paulo

    achei genial essas sua abordagem sob este olhar solidário e incentivador à nação irmã Portugal. Esse nosso mundo da blogosfera nos mantêm tão próximo a eles, à sua cordialidade e simpatia. Vão sim, vão superar, como nós já superamos tantas dificuldades, os nosso queridos amigos portugueses e sua nação virarão esta página.

    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Portugueses não são amigos de ninguém, ao menos se eles verem uma possibilidade de entrar na sua casa te fazer de escravo e pegar suas riquezas!

      Excluir
  6. Sim, estejam certos que vão superar essa crise! E, sim, Brasil e Portugal, apesar de nações diferentes, têm diversas afinidades. Podemos e devemos nos unir no presente, para compartilharmos de um futuro progressista e próspero, com mútua colaboração.

    Abraços e sucesso aos nossos amigos portugueses..

    Andréia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta doida!!!! Chega da exploraçao do Portugal no brasil! Lembra, Indepêndencia ou morte!!!!? Nòs Brasilieros escolhemos indepêndencia!! e hoje si o brasil esta bem, foi por que batalhamos e sofremos muito por isso!

      Excluir
  7. Nãon Brasil e Portugal tem diferenças muito grandes..
    Brasil é muito rico em Petroleo, Agricultura entre outros! Portugal nunca foi e nunca vai ser.. Portugal so soube explorar as suas Colonias e hoje o Ouro que temos no Brasil fica para os Brasileiros! Vocês tem que acreditar que poderam sair dessa crise, mas faça isso dentro do Pais de voces e com as possibilidades que tem. O Brasil esta muito bem hoje, e agora é a vez dos brasiliros aproveitarem! Viva o Brasil!!!! e outra coisa Rock in Rio tem que ser no Rio e não em Lisboa!

    ResponderExcluir
  8. cada um no seu QUADRADO!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Pessoal anda exagerando muito. Sim, Portugal explorou muito a gente, tirou quase todo o nosso ouro, nos deixou um patrimonialismo nojento. Mas tb nos deixou outras tantas coisas positivas. Um território imenso que eles conquistaram pra nós (a Amazônia foi toda roubada por eles da Espanha), uma língua, cultura, etc. Tudo tem seu lado positivo e seu lado negativo. Nós temos sido explorados há muito tempo pelas nossas próprias elites, que roubam muito mais da gente do que todo o roubo que ocorreu à época colonial, e parece que ninguém se revolta com isso. E não estamos tão bem assim não. Uuruguai e Venezuela, por exemplo, têm uma distribuição de renda muito melhor do que a nossa. Temos muito que evoluir ainda !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o que a maioria dos brasileiros ufanistas não sabem é que o PIB nacional foi o pior da america latina ,pior até mesmo que o da Argentina , que está passando por uma crise daquelas .é bom não se alegrar muito porque 2013 vem aí cheio de problemas .

      Excluir

Gostou do blog? Volte sempre que desejar. Dúvidas, sugestões, críticas ou qualquer outro assunto, entre em contato: detudoumpoucominhaopinião@yahoo.com.br

Números telefônicos de utilidade pública no Brasil

  • Delegacias Regionais do Trabalho - 158
  • Informações sobre oferta de emprego (Sine) – 157
  • Serviço Municipal – 156
  • Serviço Estadual – 155
  • Detran – 154
  • Guarda Municipal – 153
  • Ibama – 152
  • Procon – 151
  • Vigilância Sanitária – 150
  • Justiça Eleitoral – 148
  • Governo Federal – 138
  • Transporte Público – 118
  • Energia Elétrica – 116
  • Água e Esgoto – 115
  • Serviços ofertados pelas prestadoras dos Serviços de Comunicação Eletrônica de Massa – 106
  • Serviços oferecidos por prestadoras de serviços móveis de interesse coletivo – 105
  • Serviços ofertados por prestadoras de serviço telefônico fixo – 103
  • Defesa Civil – 199
  • Polícia Rodoviária Estadual – 198
  • Polícia Civil – 197
  • Polícia Federal – 194
  • Corpo de Bombeiros – 193
  • Ambulância – 192
  • Polícia Rodoviária Federal – 191
  • Polícia Militar – 190
  • Disque- Denúncia – 181
  • Delegacias especializadas no atendimento à Mulher – 180
  • Serviços de Emergência no âmbito do Mercosul – 128
  • Secretaria dos Direitos Humanos - 100