DE TUDO UM POUCO
     MINHA OPINIÃO

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Blogs, blogueiros e a comunicação

Os blogs se inserem nos mais distintos temas e formatos. Desde um blog temático a um blog na forma de diário, todos tem sua relevância. Existem infinitos blogs controversos e outros inteiramente censuráveis, sob todos os aspectos. Caberá aos leitores e blogueiros, examinar, filtrar e censurar ao seu gosto. Quem redigi um blog deve atentar-se para o fato, que nem tudo que publicar será de agrado geral. O leitor terá todo direito de se opor a ideia do autor. Isso é salutar para a sobrevivência de um blog. As redes sociais têm exercido papel importante na formação de opiniões, e os blogs talvez sejam uma das linhas de frente dessa repercussão imediata. Mesmo de maneira despretenciosa, um texto publicado em seu blog poderá ser objeto de análise, controvérsia, reflexão e até de apreciação por parte da sociedade. Não importa em que contexto seu blog esteja inserido ou qual seja sua abordagem temática. O que você escreve será lido por alguém numa cidade muito perto ou muito longe, num longíquo país ou num bairro próximo de sua casa. Poderá ter muitos leitores e poucos seguidores ou muitos seguidores e pouco comentários Quem sabe até, terá poucos acessos. Contudo, o que você publicou, ainda que para muitos não tenha despertado atenção, para alguém, em algum lugar terá sido importante no nascedouro de uma opinião. Tenho recebido E-mais, e por uma questão ética, aqui não revelarei nomes, de pessoas que jamais poderia passar em minha mente serem leitores de nosso blog. Por tanto, você não tem ideia de quem esteja admirando seu trabalho e lendo seu blog. Isso faz ratificar meu respeito e admiração pelos blogs, especialmente os que sigo, dos quais, muitos eu lamento não poder ler e comentar de maneira mais frequente como gostaria. Mas dentro do possível, sempre que posso, faço questão de visitá-los. Todos com qualidades e conteúdos irrepreensíveis. Aproveito o tema dessa publicação para homenageá-los. Blogueiros, tenham certeza que seus blogs estão cooperando para uma nova era na formação e informação, a partir da maior revolução da comunicação em todos os tempos, a internet. Essa é a minha opinião.
Comentário(s)
15 Comentário(s)

15 comentários :

  1. Que texto bonito!
    Eu admiro,respeito a maioria dos blogs que leio,exceção de alguns de péssimo gosto.
    Não podemos negar a importância desse meio de comunicação da internet.Temos blogs dos mais variáveis estilos,cada um com sua essência,importância,especialmente para quem ler,se identifica e que de alguma forma,absorve coisas positivas,tendo um momento de reflexão sobre aquilo que está lendo no momento.
    O blogueiro precisa ter muita responsabilidade daquilo que escreve,pois é formador de opiniões,isso acaba sendo uma linha muito tênue..
    Eu amo escrever minhas coisinhas,não me considero uma blogueira,apesar de ter um blog,mas fico feliz se uma pessoa ler que eu escrevo,se identifica de alguma forma,ou..acha a coisa mais inútil do mundo aquilo,kkkkkkkkk...Faz parte..e como faz!
    Procuro ser uma comentadora assídua de todos os blogs que sigo,não por obrigação,mas porque gosto de comentar,acho importante e respeitoso com aquele que escreve.Também,não deixa de ser um momento seu de cidadania,de ser um ser reflexivo e opinativo.
    Realmente é num ambiente fascinante,principalmente pelas amizades que fazemos,isso não tem preço.
    Parabéns a todos os blogueiros desse país!
    Beijão,PC!Dani.

    ResponderExcluir
  2. Fala PC, acabei de ver um postagem semelhante num blog parceiro e também falei a respeito no meu semana passada.
    As pessoas costumam confundir quantidade com qualidade e muitas vezes passam com comentários sem sentido ou apenas para divulgar o blog deles.
    Enfim, é complicado esse relacionamento entre blogueiros, mas sou mais da opinião de ser verdadeiro sempre e seguir ou comentar aquele blog que dá prazer em visitar.
    Uma ótima quinta feira pra ti. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você, Paulo Cesar, que é preciso ter cuidado com aquilo que se escreve, já que não dá para se ter uma ideia exata de quem vai ler os seus escritos.
    Para mim, qualquer blogueiro que consiga criar bons textos, conseguir expressar suas opiniões e fazer isso de forma aprazível e coerente, está de parabéns.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. PC, os blogs estão com certeza revolucionando a forma como as pessoas vêem as noticias e hoje em dia. São as pessoas participando de tudo.
    Grande abraço ;D

    ResponderExcluir
  5. Paulo César, sou adepto da tese de que devemos fazer tudo com ética, responsabilidade e profissionalismo. Aqui, neste espaço não é diferente. Temos nossas opiniões, os leitores têm as suas e deve-se haver respeito recíproco.
    Antes, pensei que internet fosse terra de ninguém, onde poderíamos ser vítima de qualquer vandalismo sem punição, mas agora percebo que não é bem assim, não.

    Realmente há blogs de grande qualidade e cultura como o seu. Muitas vezes, nos sentimos perdidos em dar atenção para todos que gostamos.

    Seu ensaio está espetacular e de grande lucidez e sabedoria.

    Parabéns pelo alumbramento!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Olá Estimado Paulo César,

    Agradeço e desde já retribuo o seu beijo. Me soube bem.
    Quanto ao seu texto, ele é bem verdadeiro.
    Todavia, PC há blogs e blogs, estou falando, sobretudo de blogs Portugueses e de alguns Brasileiros.
    Eu acho, que eles até se esforçam, mas, alguns, têm tanta falta de conteúdo, cultura geral e até erro ortográfico. Se o meu tiver, que digam o que pensam.
    E blogs femininos? Tanta lamecha, tive febre, tenho mão doente, com cola, sem cola, (ainda não entendi essa), e depois, o séquito assíduo e desprovido de cérebro, bajula, bajula. Eu também sou mulher, conheço a minha espécie.
    Só visitam, quando acabam de postar. Errado. Se gostamos do blog, então não custa nada dim sim dia não, dizer umas palavrinhas, nem que seja para falar do tempo.
    Eu, tb recebo vários mails diários, mas de outro teor, diferente dos que você recebe. Afinal, eu sou mulher, posto poesia ousada, coloco vídeo a condizer e pronto, eles pensam, que a conquista é fácil. Pois, enganam-se, bateram na porta errada.
    Imagine o pessoal, que vai me "matar"!

    Beijos carinhosos de luz.

    ResponderExcluir
  7. Se gostamos, visitamos, mesmo que não assiduamente, porque todos temos nossas outras atividades. Se não gostamos, não voltamos. Esse é um critério honesto. Não vale a pena entrar em discussões que em nada acrescem. Opiniões divergentes podemos ter e manifestar, mas de forma respeitosa, eis que não existe verdade absoluta. Meus amigos do mundo real não postam comentários. Mas fico muito feliz ao receber suas mensagens, pois sei que nascem da verdade, da sinceridade, ainda que contrárias a alguma colocação.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom! Eu não sou blogueira e nem quero ser, mas concordo com tua opinião. A internet está aí para todos, os textos estão disponíveis para quem quiser lê-los, por isso temos de cuidar muito com aquilo que escrevermos, assim como ter a consciência de que nem sempre agradaremos a todos.
    Indo um pouco além e falando também sobre a parte técnica, eu até comentei no blog do William que na condição de leitora, eu acho que todos os blogs deveriam ter o texto de forma que a gente não precisasse rolar a tela para lê-lo. Mas isso é uma opinião beeem pessoal de alguém que lida com texto impresso há um tempinho... rssss

    ResponderExcluir
  9. Oi PC!

    Concordo com tudo o que escreveu á respeito de blogs e blogueiros.
    Eu sempre priorizo a qualidade e originalidade de qualquer blog que frequento e exijo muito disso no meu próprio blog...acho que se temos um blog BOM atraimos blogueiros como nós, que também são bons.
    Cada pessoa tem seu próprio blog e seu próprio blog é um reflexo dela mesma.
    O interessante no personagem que escolhi para a sessão de cosplay é que o Leon é um personagem muito carismático, que atraiu muitos fãs...é um dos mais populares do game. E eu como mulher admito que o Leon é bonito...e o pessoal capricha mesmo no design dele nos games e na animação que fizeram. Se é proposital ou não, não sei.
    Bjs e bom resto de semana pra vc!

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olha a minha mana aí!
    Tudo bem Paulo? Ela é jornalista e eu sou publicitária. Tendo em vista o que estudei em comunicação e concordo, acho que os textos digitais tem que serem curtos e conterem poucas informações, pois o leitor digital é diferente o leitor de impressos. O leitor digital seleciona informações, mas não se aprofunda.
    Fora isso, temos a questão da ética, responsabilidade. Meu blog, por exemplo, tem seguidores dos 12 aos 80 anos, é um "blog família", cuido muuuuito o que publico, pois uma criança pode estar ali lendo, ou vendo as imagens dos bichinhos de pelúcia, etc...

    Excelente texto e reflexão, amigo. Aqui encontro um blog com textos na medida certa a nova linguagem proposta pelos blogs. Você vai perceber isso se refletindo em novos seguidores e comentários. Mas claro, seu texto é excelente também!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Olá Paulo,
    Gostei muito de seu texto e o achei muito pertinente.
    Há muitos blogs interessantes e que somente acrescentam. De fato,o blogueiro deve primar
    pela ética e pela atenção a seus seguidores e leitores.
    Normalmente, frequento aqueles com os quais tenho afinidade e que sinto que sentem o mesmo para comigo.
    Infelizmente não há como visitar rotineiramente
    a todos, mas cuido sempre de retribuir as visitas que recebo. Posso até discordar de alguns posicionamentos, mas não transformo o espaço em palco de discussão. O respeito, entre nós blogueiros, é fundamental.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  12. Olá Paulo César,

    Está calor e muito sol, em Portugal.
    Desejo, que esta luminosidade chegue até você.
    Tenha um excelente dia!

    Beijos de luz.

    ResponderExcluir
  13. Os blogs viraram uma alternativa bem diversificada para o jornalismo na internet, a sua grande maioria é feia por pessoas que não têm formação na área de jornalismo, mas muitos blogueiros possuem muita competência e um talento incrível para escrever crônicas, outros para poesia, e por ai vai...

    Amo esse ambiente, mesmo com um tempo corrido demais atualmente, não abro mão do meu blog, é uma paixão profunda, e também gosto de acompanhar outros blogs, como o seu, que é maravilhoso.

    Abração pra ti.

    ResponderExcluir
  14. Oi Paulo César,
    Maravilha de texto e sua opinião, que é sempre brilhante nos seus textos.
    O blog é algo que adoro muito, e tenho minhas razões e motivos.Agora não vou falar dos melhores ou dos piores , porque cada um tem o seu direito, seja bom ou ruim, desde que este ruim não venha a prejudicar ninguem.
    E sou do tipo que se alguem veio me visitar e quis me seguir, por gratidão eu faço mesmo, se tem conteúdo ou não, isto não é problema meu.Para mim o que conta é a amizade, outra coisa números de seguidores não é por aí.Porque não adianta ter números e poucos comparecem para fazer um simples comentário.
    Estou a 3 anos com o meu cantinho, sou feliz por te-lo, e ter amigos bons e verdadeiros.Seguidores eu os amo, e mimo cada um sem discriminar nenhum. Os Blogs são uma grande ferramenta, para que possamos utilizar, seja com qual escolha for do tema, o importante é colocar nossas idéias. E não é possível agradar a todos, concordo se formos conhecer um blog e não gostarmos, para que voltar não é mesmo?.
    Amigo, adorei seu texto no qual nos fara refletir muito.
    Tenha um lindo fim de semana com muita paz.
    Bjos.

    ResponderExcluir

Gostou do blog? Volte sempre que desejar. Dúvidas, sugestões, críticas ou qualquer outro assunto, entre em contato: detudoumpoucominhaopinião@yahoo.com.br

Números telefônicos de utilidade pública no Brasil

  • Delegacias Regionais do Trabalho - 158
  • Informações sobre oferta de emprego (Sine) – 157
  • Serviço Municipal – 156
  • Serviço Estadual – 155
  • Detran – 154
  • Guarda Municipal – 153
  • Ibama – 152
  • Procon – 151
  • Vigilância Sanitária – 150
  • Justiça Eleitoral – 148
  • Governo Federal – 138
  • Transporte Público – 118
  • Energia Elétrica – 116
  • Água e Esgoto – 115
  • Serviços ofertados pelas prestadoras dos Serviços de Comunicação Eletrônica de Massa – 106
  • Serviços oferecidos por prestadoras de serviços móveis de interesse coletivo – 105
  • Serviços ofertados por prestadoras de serviço telefônico fixo – 103
  • Defesa Civil – 199
  • Polícia Rodoviária Estadual – 198
  • Polícia Civil – 197
  • Polícia Federal – 194
  • Corpo de Bombeiros – 193
  • Ambulância – 192
  • Polícia Rodoviária Federal – 191
  • Polícia Militar – 190
  • Disque- Denúncia – 181
  • Delegacias especializadas no atendimento à Mulher – 180
  • Serviços de Emergência no âmbito do Mercosul – 128
  • Secretaria dos Direitos Humanos - 100